Publicado por: leoavalon | 12 dezembro, 2008

Tudo tem um Começo, um Meio, um Fim e um Recomeço!

recomecar-1Quando olhamos ao nosso redor e só vemos montes de cinzas, os destroços do terremoto ou a lama deixada pela tempestade, sentimos um desânimo natural. Além de imaginar o trabalho que teremos para reconstruir tudo, pensamos em tudo que perdemos, em tudo que ficou para trás. Mas não há saída: é preciso recomeçar.

Fico imaginando como deve ser recomeçar para aquele povo em Santa Catarina que perdeu tudo na tempestade (ou como foi para os americanos que perderam tudo no desastre causado pelo Katrina). Como seguir em frente com familiares mortos, casa destruída, passado apagado?  As perdas do coração são as piores. Ficam os cacos dos sonhos, trincas dos desejos, restos das emoções.

De uma maneira ou outra todos passamos por essa experiência. Todos nos iludimos com situações que pensamos serem eternas e acabam tendo um final repentino. Erros, frustrações, atos que não têm o resultado esperado. Acabamos não tendo outra opção senão começar tudo denovo. Certa vez li que todo caminho tem duas mãos: uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente; outra na volta, quando mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho. Quando um dia resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar. Nesse novo trajeto pelo mesmo caminho, apreciamos melhor a paisagem e prestamos melhor atenção nas sinalizações antes ignoradas ao longo da estrada. Pode ser que alguma paisagem nos interesse mais ou ainda que alguma sinalização nos leve para outro destino.

O tempo de recomeçar é o tempo de renovar as esperanças. É se perdoar e olhar para frente. Começar denovo é aprender com os próprios erros, crescer, investir no coração. A dor nunca pode ser impecilho.

Recomeçar é algo que nunca é fácil de fazer. É um ato digno de pessoas que não desistem tão facilmente e nem se estregam ao acaso ou até mesmo a dor. Recomeçar é o que devemos fazer enquanto houver vida em nós, todas as vezes em que as nossas tentativas forem frustadas, e enxergar em Deus a chance de vencer e ser feliz.

Seguem um poema do Drummond e um texto do livro de Isaías:

Recomeçar (Carlos Drummond de Andrade)

“Não importa onde você parou…
Em que momento da vida você cansou…
O que importa é que sempre é possível recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
É renovar as esperanças na vida e, o mais importante…
Acreditar em você de novo.
Sofreu muito neste período? Foi aprendizado…
Chorou muito? Foi limpeza da alma…
Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia…
Sentiu-se só diversas vezes?
É porque fechaste a porta até para os anjos…
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora…
Onde você quer chegar? Ir alto?
Sonhe alto… Queira o melhor do melhor…
Se pensarmos pequeno… Coisas pequenas teremos…
Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor…
O melhor vai se instalar em nossa vida.
Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura. ”

Tu és o meu servo, a ti escolhi e não te rejeitei. O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora“. (Isaías 41.9)

Em meio ao desânimo e a dor, o ser humano precisa encontrar forças em algo. Na esperança do futuro, na solidariedade dos amigos na certeza da presença de Deus. É fundamental acreditar que podemos mudar, crescer e construir castelos. E recostruir quantas vezes for necessário casas, sonhos, sentimentos, porque somos frutos do amor. Ainda que reste apenas o sonho, sempre é possível Recomeçar.

Anúncios

Responses

  1. Uau!!!! Recomeçar, sempre!!!!! E lembrar sempre que os desertos sempre virão… mas temos a certeza de que não o atravessamos sozinhos… DEUS VAI NA FRENTE!!!!

    Que orgulho eu tenho de ter um amigo tão inteligente e talentoso!!!!!!!!!!

    Abração!!!!!!!!!!!!!

  2. A música da Cristina Mel é linda! =)

  3. Que lindo Léo… me fez lembrar as palavras do Phelps em seu dvd, ele diz algo assim: seria bom q na estrada q seguimos, tivéssemos uma bula pra nos guiar, nos orientar, mas … só temos mesmo as surpresas, e elas mudam todos os nossos planos, pq o nossos planos não são os de Deus … e Ele nos faz recomeçar qnts vezes for necessário p q aprendamos q somos DEle e dependemos Dele …e td é Dele!
    RECOMEÇAR sempre pq todas as coisas acontecem para o bem daqueles que amam a Deus!

    Bjs

    :”))


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: