Publicado por: leoavalon | 21 julho, 2008

Amizade em tempos de Cólera!

Quão difícil é ter amigos nesse mundão egoísta. Cada vez mais o ser humano pensa em si mesmo, nos seus próprios interesses, e menos no seu próximo. E quando ele busca por relacionamentos, busca algo pra si. O mundo pós-moderno nos ensina a receber, a lutar para ganhar, mas não nos ensina a doar, a dar sem esperar receber. Difícil cultivar amizades assim, quando cada parte busca se beneficiar de maneira unilateral.

O conceito de amizade que nós temos, como senso comum, é a de alguém sempre presente tanto nos momentos alegres quanto nos tristes. Alguém que ajuda e se permite ser ajudado; alguém que sempre está lá… Mas às vezes esse ideal é quebrado pela realidade. Aprendi com a vida que o melhor amigo não é necessariamente aquele que sempre está perto, mas aquele que se permite ser achado. É aquela pessoa que posso passar 1 ano sem falar, mas quando eu encontrar terei a mesma liberdade de antes, e serei tratado como velho amigo.

A vida prega peças na gente. Quando pensamos que temos um amigo pra ficar do lado a vida toda acontece algo sobrenatural que nos separa. Mas nem o tempo e nem o espaço podem suplantar a verdadeira amizade. O amor de um amigo supera todas essas barreiras, ainda mais quando essa amizade foi preparada por Deus.

Hoje sofri profundamente ao descobrir que um velho e querido amigo me descartou com muita facilidade. Uma amizade muito preciosa pra mim, que o tempo e a distância tratou de afastar… Mas que continuava aquecida em meu coração. Bem, ao buscar por esse amigo hoje, no dia do amigo, descobri coisas muito desagradáveis e me magoei profundamente… Esse velho amigo, que hoje não se considera mais meu amigo, foi pego por essa sociedade pós-moderma. Foi consumido pelo desejo egoísta de se satisfazer em detrimento do próximo. Nada posso fazer além de esperar que Deus mostre pra ele que não é o único a passar por dificuldades.

Enfim, estava ainda muito triste quando cheguei em casa e pude ver no meu orkut e na minha caixa de e-mails vários recados de amigos queridos, me dando um “abraço virtual”. Me lembrei dos amigos que me abraçaram no decorrer do dia me desejando feliz dia do amigo, e me senti aquecido. O calor dessas amizades podem sarar qualquer ferida. Deus não coloca as pessoas no nosso caminho por acaso. Todas elas são parte do nosso processo de crescimento. Mesmo aquelas que nos ferem.

Agradeça pelo seu amigo! Quando estiver triste com ele por ter pisado na bola com você em qualquer sentido, lembre-se que ele também tem problemas e crises particulares. Converse! Perdoe! Diga que o ama! Cultive a amizade. Nenhuma armadilha desse mundo colérico pode envenenar uma amizade cultivada e regada por Deus!

Um abraço bem grande aos meus amigos… Eu amo. Muito! Sempre…

Responses

  1. WOW!
    Lindo o texto!!
    parabéns!
    me fez parar pra pensar.

  2. feliz dia do amigo, Léo, atrasadéééérrimo!
    mas é de coração, é de verdade. mas tenho que dizer algo sobre o teu texto.
    às vezes alguns amigos que são amigos de verdade mesmo se afastam de seus respectivos amigos porque cansaram de ser pisados, sabe?
    tem gente que não valoriza o que os amigos fazem por eles, e esses amigos q se sacrificam, q se preocupam só quebram a cara com a indiferença deles. Acho q essas pessoas indiferentes tinham q entender que há SIM um limite até onde a indiferença deles pode ir. Não se pode tratar alguém de uma maneira ruim e achar q essa pessoa vai SEMPRE voltar pra vc como se fosse um João Sem Braço, aqueles bonecos infláveis que vc bate neles e eles sempre voltam, sabe? desculpa o desabafo, mas é que essa história de dia do amigo é linda, mas temos que lembrar do segundo maior mandamento: AMAI O PRóXIMO COMO A TI MESMO!
    Jesus nos manda amar o nosso próximo, mas como é que devemos amá-los, como amamos a NóS MESMOS.
    Se não aprendemos a nos valorizar, a nos amar, acho q nos entregamos tanto ao outro numa relação de amizade que já está doentia.
    uffa,
    isso aí é um aprendizado de meses, que eu amei ter colocado pra fora agora!
    bjks, querido!
    vc é mesmo especial e a tua escrita tá linda!


Deixe um comentário

Categorias

