Publicado por: leoavalon | 12 julho, 2008

Segundo a nova lei, no Brasil baixar Mp3 é crime ou não é?

Nova lei diz que baixar mp3 pela internet é crime.

Na última quarta-feira foi aprovado um projeto de lei chamado “Projeto de lei para os crimes cometidos por meio de computadores“. O projeto de lei criminaliza as transferência de arquivos pela internet: proíbe a cópia na Internet sem autorização do legítimo titular ou do responsável pela rede. O que, em outras palavras, criminalizaria qualquer um que tivesse em seu poder um MP3 ou um vídeo sem a autorização do titular ou do responsável. A lei brasileira de direito autoral já enquadra como crime a posse de material sem autorização, e caso o usuário não utilize o arquivo para venda, está sujeito a pagar multa correspondente a seu valor comercial.

Estava ouvindo a CBN nessa sexta à tarde (cúmulo do tédio. Eu em casa de repouso faz dias, doente, até rádio ouço) e uma repórter de Brasília noticiou que o senador Aloizio Mercadante disse no Senado hoje que esse projeto, aprovado quarta-feira pelo Senado, deve se equilibrar entre a liberdade dos usuários de internet e a necessidade de segurança por parte dos cidadãos e das empresas. Ele procurou tranquilizar os usuários de internet que costumam fazer downloads de músicas e softwares. Ele esclareceu que a lei deve punir o acesso a dados e informações protegidas. Fora isso, os internautas poderão circular a vontade pela internet. Essa é a sua proposta de emenda ao Projeto de Lei que já está aprovado. Agora a matéria voltará para a Câmara dos Deputados para a decisão final.

Mercadante tem como argumento para a emenda o fato de que a internet é um grande instrumento de trocas da sociedade comtemporânea que, apesar de possibilitar ator lesivos, também é benéfica e possibilita fácil acesso à cultura e informação. O que é necessário na verdade é que a justiça possa punir responsáveis de crimes via internet como divulgação de fotos ou materiais particulares. Apenas quem publicou o material na internet será punido, e não as pessoas que tiveram acesso a ele. Da mesma forma se pretende punir os que espalham vírus.

Mercadante disse que essa lei é de extrema importância para que a justiça funcione também na intermet e deu como exemplo o fato de que o estelionato é crime, mas a lei não reconhece como estelionato se a compra ou venda foi feita pela internet.

Por fim, ele declarou que a troca de mp3 e downloads dos mesmos pela internet não serão considerados crimes se o acesso ao site que possuir as músicas não for proibido. Porém a privacidade será cada vez menor. Os provedores serão obrigados a disponibilizar à polícia os dados de navegação de seus usuários.

O projeto agora está novamente na câmara. Se for aprovado dessa forma, concordo com o mesmo. Tiro o chapéu para o Aloisio Mercadante.

O Senador Aloisio Mercadante inseriu uma emenda na lei que libera os usuários de internet e pune apenas os que publicam material não autorizado na mesma.
Anúncios

Responses

  1. complicado este assunto, deve ser mais discutido, hj em dia a musica via download ,deveria ser mais popular (ou preço mais popular), musicas hj se baixa á 1,99 , se fosse musico e vivesse deste dinheiro, quero ver qual seria sua atitude !@ adoro poder baixar musica, mas não deixa de ser ILEGAL, a não ser se há participação do artista nisso (coldplay, madonna etc que já disponibilizaram downloads gratuitos)

    http://fabiosantos.wordpress.com

  2. Eu acho q a gente não pode só olhar os pontos negativos e querer apenas o bem-estar próprio. Os governantes não querem só ferrar com a vida da população q baixa arquivos gratuitamente, mas tbm preservar a segurança e de certa forma tbm beneficiar as gravadoras q estão com um mercado cada vez mais restrito.

  3. vc tá chique, hein!
    falando até de política!
    rs
    bjks, querido!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: