Publicado por: leoavalon | 20 maio, 2008

E a música segue tocando…

A música nos move. Ela nos move no tempo e no espaço. Ao ouvir uma determinada música novamente somos movidos de volta ao tempo ou ao lugar onde esta música nos marcou. Lembramos da pessoa amada com quem compartilhamos certa canção, de determinado feriado onde dançamos aquela outra canção ou daquela viagem que fizemos ouvindo aquele CD no carro.

Semana passada, ao vasculhar as músicas que ando escutando, minha amiga me zoou por eu ter escutado Angélica (ok, pode me zoar!). Ouvi um CD dela num momento nostalgia, de saudades “da minha infância querida / que os anos não trazem mais!” *Ao ouvir essas músicas sou levado de volta a um tempo feliz, onde podia brincar e dormir; sou movido ao meu antigo quintal, aos meus antigos sonhos e fantasias. Como era bom! Tive uma das infâncias mais felizes que uma criança poderia ter (mesmo sendo um pouco solitária). E a Angélica marcou esses momentos. As músicas dela me levam de volta pra lá. Posso ter 80 anos, mas não vou deixar de ouvir essas músicas nunca!

Tenho ouvido muito Shawn McDonald ultimamente (que é ótimo, diga-se de passagem). Ele me foi apresentado pela minha querida amiga Catarina (a mesma que me zoou!). Sei que daqui a alguns anos ouvirei esse CD do Shawn e serei movido de volta à faculdade, ao lado da minha amiga e à frente desse teclado, digitando um novo post no blog. A música é assim. Ela segue tocando. E como essa sua habilidade de nos mover é incontrolável, ela seguirá nos movendo no tempo e no espaço. Já deixou ela te mover hoje?


Falando em música, segue abaixo o TOP com as 20 músicas que mais ouvi em meu computador semana passada (segundo o Last.fm):

(posição / Artista / Título / N° de execuções)

1 Duncan Sheik – There’s A Home (A Home At The End of The World)17
–> Descobri essa música faz pouco tempo. Trabalho inédito do Duncan nunca lançada. Linda! Letra e melodia super criativas.
2 Spice Girls – Mama 16
–> Sim, ouvi Spice Girls em homenagem ao dia das mães. rs
3 Pato Fu – Mamã Papá 15
–> Como sempre, Fernanda Takai super criativa, cantando a divertida Mamã Papá, que fala sobre como é único o amor de um filho pelos seus pais.
3 Mariah Carey – Love Story 15
–> Minha favorita do disco novo da Mariah. Uma das mais românticas do meio pop dos últimos anos.
3 BarlowGirl – Million Voices 15
–> O coral ao som do rock me encanta!
3 Paula Toller – Barcelona 16 15
–> A letra é comovente! Sempre encho os olhos dágua ouvindo essa pérola…
7 mia – Paper Planes 14
–> É tão bizarro que se torna legal! rs. A guria é meio desafinada e a melodia é repetitiva… mas ela é engraçada e bem criativa.
7 Coldplay – Viva La Vida (New Edit) 14
–> É bem alegre. Estranho ouvir um Coldplay alegre.
7 Sara Tavares – Eu sei 14
–> Uma das letras mais lindas que já ouvi na voz mais bela de Portugal.
7 Spice Girls – Mama (Live) 14
11 Rihanna – Take A Bow 13
11 Goo Goo Dolls – Iris 13
11 The Kooks – Shine On 13
14 Britt Nicole – Don’t Worry Now 12
14 Mark Schultz – Until I See You Again (Ballad Version) 12
14 Shawn McDonald – Gravity 12
–> Essa música é viciante!!!! Muito boa!
17 Coldplay – Violet Hill 11
18 Jonas Brothers – When You Look Me In The Eyes 10
19 Shawn McDonald – Simply Nothing 9
20 Colbie Caillat – Out Of My Mind 8



*
Trecho da poesia do Casimiro de Abreu “Meus Oito Anos”:

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
– Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
O céu – um manto azulado,
O mundo – um sonho dourado,
A vida – um hino d’amor!

Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã.
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
De camisa aberto ao peito,
– Pés descalços, braços nus –
Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar! (…)

Responses

  1. Muito bom seu blog maninho.
    Realmente a música nos liga ao passado, presente e por que não ao futuro?
    Resgatar angélica foi um barato.
    As canções que vc escuta são muito boas.
    Tirando Mama das spice…rsrsrs ( zoeira, fui fã dessas malucas a´um dia)
    Abração!

  2. Aew Maninho, mais uma vez um ótimo texto!! Caracas, daqui a pouco eu vou começar a ouvir minhas antiguidades também… As minhas não podiiiii!! rs
    Lembrar dos momentos bons e feliz, faz bem. Infância, tempo da inicência, sem preocupações… era ótimo! rs

    Grande abraço.
    Deus te abençoe.

  3. Casimiro de Abreu é demais.Eta pensamento feliz desses românticos que levantaram a bandeira da felicidade perfeita na infância.Queria voltar a ter meus oito anos!!!A vida era tão mais tranquila!!!

    Ps: ANGELICA, LEO?!SÉRIO???
    Apesar que sou a última pessoa desse mundo que pode falar sobre gosto musical…
    “Brilha la luna,Oh oh…”uahuahauhauhauahuahuahua

  4. “Solta da minha mão
    Leva o seu violão
    Dentro do mochilão
    Leva também o meu coração”

    =)

    PAULA TOLLER É DEMAIS!!!
    Apesar q desse cd gosto mais de PANE DE MARAVILHA!Isso sim é uma pérola!!!


Deixe um comentário

Categorias

